Halloween na PBF

Postado em: 06/11/2015

O Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro e é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém a mais representativa é nos Estados Unidos, aonde chegou por influência dos imigrantes irlandeses no século XIX.

 A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo Celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras e ossos.

Por estar relacionada à morte, a data resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam e com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “travessuras ou gostosuras”. Felizes, terminam a noite de 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

No Brasil a comemoração desta data é recente, chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Nós da PBF valorizamos e comemoramos esta data com nossos alunos por ser uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.